top of page

A dengue durante a gestação

A dengue é uma doença perigosa e, durante a gestação, os cuidados precisam ser redobrados. Entenda melhor.



A dengue


A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, conhecido por se proliferar em áreas com acúmulo de água parada. Durante a gravidez, o cuidado com a dengue deve ser redobrado, visto que a gestante não apenas cuida de sua própria saúde, mas também do bem-estar do bebê que está por vir. A correlação entre dengue e gravidez é de especial importância devido às possíveis complicações que podem surgir, afetando tanto a mãe quanto o feto.


Riscos da dengue na gravidez


A dengue pode ser mais grave em gestantes, aumentando o risco de complicações como hemorragias e dengue grave, anteriormente conhecida como febre hemorrágica da dengue. Estudos indicam que a gestação pode aumentar o risco de desenvolver formas mais severas da doença, o que exige uma atenção redobrada. Além disso, a dengue durante a gravidez pode levar a complicações obstétricas, incluindo parto prematuro e baixo peso ao nascer.


Cuidados preventivos


Eliminação de água parada: A prevenção da dengue começa com a eliminação de criadouros do mosquito transmissor. Isso inclui a remoção de água acumulada em vasos, pneus velhos, garrafas e qualquer outro recipiente que possa coletar água.


Uso de repelente: o uso de repelentes é recomendado para gestantes, desde que aprovados pelo médico. É importante escolher produtos seguros para grávidas e aplicá-los conforme as instruções do fabricante.


Proteção das moradias: telas em janelas e portas, mosquiteiros sobre as camas e o uso de ar-condicionado ou ventiladores podem ajudar a reduzir a exposição aos mosquitos.


Vestuário adequado: usar roupas que cubram a maior parte do corpo, como calças compridas e camisas de manga longa, pode oferecer uma barreira física contra a picada de mosquitos.


Cuidados no ambiente externo: evitar sair durante os horários de maior atividade dos mosquitos, ao amanhecer e ao entardecer, pode reduzir o risco de picadas.


Acompanhamento médico


Gestantes devem realizar um acompanhamento pré-natal adequado, informando o médico sobre qualquer sintoma da dengue, como febre, dor de cabeça, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, entre outros. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para a saúde da mãe e do bebê.


A correlação entre dengue e gravidez é um tema de grande relevância para a saúde pública, exigindo conscientização e medidas preventivas eficazes para proteger tanto as gestantes quanto os fetos dos riscos associados à doença. A colaboração entre a sociedade, os profissionais de saúde e as gestantes é fundamental para minimizar os impactos da dengue durante a gravidez.

bottom of page