Entenda a diferença entre tontura e vertigem

Nesta matéria você aprenderá a diferenciar tontura de vertigem e entenderá um pouco mais sobre cada um desses sintomas do organismo.



Tontura x vertigem


Entender a particularidade de cada sintoma é fundamental para guiar o médico ao diagnóstico mais acertado possível.


A tontura é uma sensação de que o equilíbrio foi alterado. A cabeça também parece girar e dá aquela impressão de que um desmaio está próximo. Também é comum sentir fraqueza e o corpo anestesiado.


Já a vertigem está relacionada a uma falsa sensação de movimento. A pessoa pode achar que tudo está rodando em volta, por exemplo. Pode-se comparar com o efeito produzido pelos brinquedos que giram nos parques de diversão, quando ele dá uma parada e tudo continua se movimentando. A vertigem pode vir acompanhada de náusea.


As causas possíveis


Vertigens e tonturas estão associadas a muitas patologias, sendo a grande maioria as doenças do labirinto (região da orelha interna constituída por um tecido ósseo e ligada às funções de audição e de equilíbrio do corpo).


Esses sintomas também podem ter relação com distúrbios do metabolismo e o índice glicêmico, problemas vasculares, crises de ansiedade e alterações neurológicas.


É muito importante procurar auxílio médico se os episódios forem recorrentes. Evitar a automedicação também é fundamental.