top of page

Como se prevenir contra a Covid?


Como se prevenir contra a Covid? Quais as formas de se evitar o novo coronavírus? Leia e entenda como fazer para afastar essa doença que representa a pior pandemia da história.



A pandemia


Há pouco mais de um ano estamos ouvindo falar nessa nova enfermidade, que teve seu primeiro surto do outro lado do mundo. Aquilo que parecia uma realidade distante de nós é hoje uma grande inimiga que já levou a vida de mais de 240 mil brasileiros.


Já são mais de 111 milhões de infectados pelo mundo e o Brasil ocupa a terceira colocação no número de casos, estando atrás apenas dos Estados Unidos e Índia. Em um ano atingimos a marca de 10 milhões de casos e quase 250 mil óbitos.


A doença


A covid-19 é uma doença causada por um coronavírus (SARS-CoV-2), que traz um quadro clínico incerto, podendo haver pacientes assintomáticos ou com sintomas gravíssimos.


Seus sintomas, que em sua maioria se assemelham aos de uma gripe, podem ser: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade pare respirar, perda do olfato, alterações no paladar, náusea, vômito, diarreia, cansaço, diminuição do apetite e falta de ar.


A transmissão pode correr por toque de mãos, saliva, tosse, espirro, catarro e objetos e superfícies contaminadas.


Como prevenir


Há várias recomendações para se proteger contra a covid-19. Dentre elas, podemos citar:

  • Lave bem as mãos, com água corrente e sabão. Esfregue até a altura dos punhos, os polegares, lave as palmas e as costas das mãos.

  • Use álcool em gel 70%, esfregando em toda superfície das mãos.

  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço ou com a parte interna do cotovelo. Não espirre ou tussa nas mãos.

  • Mantenha distância mínima de 1 metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. É possível ter um comportamento amigável sem contato físico.

  • Higienize com álcool seus objetos de uso constante, como o celular.

  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres e copos.

  • Busque ter uma vida saudável, com alimentação balanceada, prática de atividades físicas e uma noite tranquila de sono.

  • Use máscaras! Elas evitam a saída de gotículas potencialmente contaminadas e ajudam parar a contaminação da covid.



bottom of page