top of page

Cuidado com os alimentos fit, diet e light

Nesta matéria você entenderá a diferença entre os tipos de alimentos que prometem ser mais saudáveis que outros.


Que alimento escolher?


Se você busca um estilo de vida melhor ou se está começando uma dieta, logo recorre à sessão de “alimentos saudáveis” do supermercado. Nela é possível encontrar várias guloseimas como biscoitos, leite condensado, bolos, salgadinhos e etc. Todos se apresentam como light, diet, fit, zero... E você compra achando que está consumindo coisas menos calóricas e mais saudáveis. Cuidado!


Esses alimentos são ultraprocessados e estão cheios de substâncias químicas, carboidratos, sódio, gorduras adicionadas e outros ingredientes que podem prejudicar o organismo. Veja a seguir algumas informações sobre cada um deles.


Alimentos diet: geralmente são consumidos por pessoas que têm diabetes, hipertensão ou colesterol alto. Quem os compra, busca fugir das calorias, açúcar, sódio ou gordura. Mas é preciso estar atento aos rótulos. As calorias costumam ter pouca diferença, pois, para substituir o açúcar, por exemplo, as indústrias utilizam mais carboidratos e gorduras, que são ingredientes calóricos.


Alimentos light: são alimentos que apresentam uma redução de, no mínimo, 25% de algum ingrediente da fórmula, podendo ser o açúcar, o sódio, a gordura e etc. Quem precisa restringir o açúcar, por exemplo, precisa ler o rótulo para saber qual item da receita foi retirado. Em geral, são alimentos ultraprocessados e repletos de aditivos.


Alimentos sem adição de açúcar (zero adição de açúcar): essas expressões que vêm estampadas no rótulo podem confundir. Não ter açúcar adicionado, não significa que não contenha açúcar, que pode vir em forma de frutose, dextrose, maltodextrina, lactose ou xarope de milho. Fique atento!


Veganos: esses alimentos não utilizam nada de origem animal, mas nem por isso são mais saudáveis. Ingredientes como açúcar, sal, farinha refinada e gordura vegetal são componentes veganos e podem fazer mal ao organismo.


Sem glúten: indicados apenas para pacientes com doença celíaca ou intolerância à proteína do trigo. Pessoas que não têm tais condições, não precisam consumir esses produtos, acreditando que sejam mais saudáveis.


E lembre-se: alimentação saudável é aquela que tem como base alimentos naturais e pouco processados. Coma bem, faça atividades físicas e tenha uma boa saúde!


bottom of page