top of page

Mitos e verdades sobre as baratas

Você é do tipo que acredita que as baratas podem transmitir doenças? Entenda essa e outras questões nos “mitos e verdades” sobre as baratas.



As baratas


Que elas são uma classe de insetos indesejados, não restam dúvidas. Mas será que mordem ou transmitem doenças? Veja mais sobre este assunto.


Baratas mordem pessoas: verdade. As baratas fazem isso. Inclusive, a força da mordida delas equivale a 50 vezes o seu peso corporal. Portanto, é bastante dolorosa, podendo o machucado evoluir até para infecção e demandar o uso de antibióticos.


Doença de barata pode levar à morte: verdade. Sobretudo as que vivem em esgotos, ralos e tubulações. Elas transmitem doenças potencialmente perigosas para a saúde humana e são causadores de furunculose, febre tifoide, hanseníase, tuberculose, poliomielite, hepatite A, parasitoses, meningite, pneumonia e diarreia.


Baratas são atraídas só por comida: mito. Elas também procuram locais quentes, úmidos e escuros. A título de curiosidade, a alimentação delas não se baseia só em restos de comidas, elas também se alimentam de papel, cola, fio de cabelo, couro, pele, unha, fezes e matéria orgânica em decomposição.


Contra elas, melhor usar inseticida sempre: mito. O uso frequente de inseticidas pode fazer com que as baratas criem resistência. Além de ser um produto tóxico para crianças e animais domésticos. Portanto, é melhor apostar em faxina regular e desinsetização preventiva.


Baratas só surgem à noite: mito. Apesar de terem hábitos noturnos, elas também podem dar as caras de dia, sobretudo se não conseguiram se alimentar à noite.


Não é saudável deixar animais de estimação caçarem baratas: verdade. Colocar um gato ou cachorro de estimação para perseguir, matar e comer baratas é uma estratégia nada higiênica e arriscada. Como esses insetos são contaminados, podem causar sérios problemas gastrointestinais nos bichinhos, que também acabam colocando a saúde dos tutores em risco.


Comments


bottom of page