top of page

As causas da dor na região lombar

Quem nunca sentiu aquela dor na parte final das costas (a lombar)? Como identificar se a dor é muscular ou causada por algum problema nos rins? Entenda melhor.



Problemas musculares ou rins


Em primeiro lugar é importante deixar claro que somente um médico poderá avaliar corretamente um quadro de dor, solicitar exames, oferecer um diagnóstico e propor um tratamento. Portanto, se você tem sentido esse tipo de dor, é melhor buscar a ajuda de um profissional.


É preciso entender que a região lombar recebe a carga de nossos movimentos, de nosso peso corporal e, em geral, acaba sendo uma região que quase não fortalecemos. Além disso, na parte interna dessa região estão os nossos rins, órgãos relacionados à formação da urina e que podem eventualmente ser obstruídos pela presença de pedras ou cálculos. Dessa forma, seja por causas musculares ou problemas renais, a dor na lombar pode aparecer.


A dor lombar de causa neuromuscular pode ser desencadeada por uma má posição ao sentar, ao dormir, por um agachamento ou por movimentos muito bruscos. Levantar um peso muito intenso de uma forma bem desordenada, pode ser o gatilho para aquela fisgada dolorosa na região, dando uma sensação de que algo travou.


Por outro lado, existe a dor na região lombar causada por pedras que estão obstruindo o fluxo de urina nos rins. É uma sensação semelhante a uma cólica muito forte, que não melhora em nenhuma posição. Diferentemente da dor lombar de causa neuromuscular, a dor pelas pedras pode se associar com febre, mal estar, perda de apetite, náuseas e calafrios. Quando isso acontece, podemos dizer que existe uma infecção instalada nos rins.


Para evitar ambos os casos, se cuide. Coma bem, evite gorduras e alimentos ricos em sódio. Faça atividades físicas regularmente e procure fortalecer a lombar com exercícios específicos. A “prancha”, quando praticada diariamente, pode ser uma boa dica para deixar a lombar mais forte.


E se estiver com dores, busque ajuda médica e evite a automedicação.


Comments


bottom of page