top of page

Dores e incômodos abdominais

Sentir-se inchado e com desconfortos abdominais vez ou outra é até normal, mas há casos que isso se torna um problema para o paciente. Veja como agir em situações assim.



O que acontece?


Alguns pacientes sentem um inchaço abdominal (fisicamente evidente), associado a dores, ruídos e outros desconfortos.


As causas disso podem ser variadas. Algumas são solucionadas com simples mudanças na rotina alimentar. Mas é preciso entender melhor o que se passa para conseguir diagnosticar e tratar o problema.


A razão mais comum para os desconfortos abdominais é o acúmulo de gases no intestino, que surgem devido à ingestão de ar e alimentos e bebidas específicos. A constipação também é uma das causas.


O problema também está associado a um supercrescimento no número de bactérias no intestino delgado. Essas bactérias, que deveriam estar no cólon, transbordam para o intestino, causando o incômodo.


Existe ainda a síndrome do intestino irritável, condição bastante comum que afeta o sistema digestivo e pode tornar os pacientes extremamente sensíveis a gases e dores, cólicas estomacais, diarreia e constipação, além de inchaço abdominal.


Como reduzir o incômodo?


Diante das múltiplas causas dos desconfortos abdominais, surge a dúvida: como reduzir o incômodo?


Fazer atividades físicas é uma boa opção. Uma pessoa sedentária está mais propensa a desenvolver essas questões.


Mudanças na rotina alimentar, supervisionadas por um médico ou profissional de nutrição, também pode trazer considerável alívio.


Ingerir bastante água é uma ótima dica, assim como evitar bebida com gás, alimentos gordurosos, processados, muito açucarados ou condimentados.


Mas não deixe de buscar ajuda médica. Sobretudo se os desconfortos não cessarem com as mudanças na rotina.


bottom of page