top of page

Que remédio tomar contra cólica menstrual?

A menstruação pode ser um período bem incômodo para as mulheres, sobretudo por causa do surgimento das dores no baixo ventre. O que fazer para acabar com as cólicas?



Como surgem as cólicas?


Durante o período menstrual, acontecem diversas mudanças hormonais no corpo da pessoa que menstrua e é comum que apareçam as cólicas. E aí é muito comum recorrer a alguns medicamentos para diminuir o desconforto. Mas já se perguntou sobre a real funcionalidade desses fármacos e as consequências para o organismo?


Em primeiro lugar, é preciso entender a causa das cólicas. Elas podem surgir por conta do próprio ciclo menstrual, quando o útero precisa contrair para eliminar o sangue do endométrio. Ou podem estar associadas com outros problemas de saúde, como endometriose, miomas e malformações uterinas.


Por isso a atitude mais sábia que você pode ter é procurar um médico ginecologista para avaliar o quadro e receitar a medicação mais apropriada. Remédios por conta própria podem não fazer efeito e ainda causar reações adversas, como dores no estômago, hipertensão, insuficiência cardíaca e renal, entre outras.


Remédios caseiros


Há algumas práticas caseiras que podem sanar a dor causada pelas cólicas. Entre as principais, destacamos estas abaixo.


  • Chás: os chás de camomila, erva-doce, hortelã, alecrim e gengibre podem promover um alívio nas cólicas. Esses itens possuem propriedades antiespasmódicas, o que ajuda a relaxar os músculos do útero e têm ação anti-inflamatória e analgésica, promovendo o alívio do desconforto.


  • Bolsa de água quente: de maneira geral, o calor promove um relaxamento nos músculos e diminui a dor. Portanto, a bolsa de água quente pode ser uma excelente aliada.


  • Exercícios regulares: a prática de atividade física faz com que o organismo libere hormônios que possuem efeito analgésico e alivia as cólicas menstruais. Praticar exercícios leves e moderados já contribuem para diminuir os sintomas desagradáveis.


  • Dieta balanceada: o que você come também interfere. Portanto, opte por alimentos saudáveis e nutritivos, como frutas, legumes, grãos integrais, oleaginosas e carnes magras. Evite alimentos processados e com açúcar. E beba muita água.


ความคิดเห็น


bottom of page